A atividade institucional no mercado de Bitcoin (BTC) tem apresentado uma queda significativa, conforme dados rastreados pela Glassnode, uma empresa de análise de blockchain. O chamado saldo de BTC mantido em endereços vinculados a mesas de balcão (OTC), que é considerado um proxy para a participação de instituições no mercado, atingiu o nível mais baixo desde junho, de acordo com informações atualizadas na quinta-feira.
No momento, as mesas OTC detêm aproximadamente 5.138 BTC, o que equivale a cerca de US$ 150 milhões, com base no preço atual de mercado do ativo, que é de aproximadamente US$ 29.225. Essa quantidade representa uma queda significativa de 33% em comparação com o saldo mais alto registrado em junho passado, quando as mesas OTC possuíam 7.697 BTC.
Essa diminuição na quantidade de Bitcoin detida pelas mesas OTC é especialmente notável considerando o cenário do primeiro semestre do ano. Nesse período, houve um aumento expressivo de 156% no saldo dessas mesas, ao mesmo tempo em que o valor de mercado do BTC cresceu 84%. Muitos especialistas consideraram esse movimento como um indicador de alta, sinalizando maior interesse e envolvimento das instituições e grandes investidores no mercado de criptomoedas.
O relatório de junho da Ark Investment Management destacou que o crescimento dos saldos nas mesas OTC indicava um aumento do foco das instituições e outros grandes alocadores de capital no Bitcoin. No entanto, a recente queda desses saldos pode levantar questionamentos sobre o atual sentimento institucional em relação ao mercado cripto.
Ainda não está claro o que pode ter levado a essa diminuição no saldo do Bitcoin nas mesas OTC. É possível que alguns investidores tenham optado por realocar seus ativos ou que tenham adotado uma postura mais cautelosa em relação à volatilidade do mercado de criptomoedas.