O domínio do Bitcoin (BTC) no mercado de criptomoedas atingiu 51,2% nesta terça-feira (10), o maior nível em dois anos, de acordo com dados do TradingView. Isso significa que o Bitcoin representa mais da metade do valor de mercado total de todas as criptomoedas.
O Bitcoin superou o desempenho do Ethereum (ETH) e de outras altcoins importantes desde o início do ano. O preço do Bitcoin aumentou 66% em 2023, enquanto o Ether aumentou 32%.
Há várias razões para o baixo desempenho do Ether e de outras altcoins em comparação ao Bitcoin. O chefe de pesquisa da Deutsche Digital Assets, André Dragosch, disse ao The Block, que o motivo do desempenho do ETH se deve a recepção dos investidores em relação aos ETFs.
“No total, os ETPs Ethereum atraíram apenas escassos mais US$ 0,9 milhão em entradas líquidas na semana passada, apesar da estreia desses novos ETFs. Em comparação, as entradas líquidas em ETPs Bitcoin totalizaram mais US$ 85,4 milhões na semana passada”, disse Dragosch.
Ele também disse que “o baixo desempenho parece estar relacionado ao fato de que o desenvolvedor do Bitcoin, Robin Linus, publicou um artigo de pesquisa que sugere que ‘qualquer função computável pode ser verificada no Bitcoin’.”