O Bitcoin (BTC) recuou mais de 4% no início desta semana, caindo abaixo de US$ 42.000 na segunda-feira (11). A análise do Grupo ETC, uma empresa de pesquisa e análise de dados, aponta que essa instabilidade está relacionada a um aumento no Bitcoin circulante que atualmente está em uma posição lucrativa.
"Os ativos criptos recuaram recentemente à medida que os investidores em Bitcoin estão cada vez mais realizando lucros", afirmou o chefe de pesquisa do Grupo ETC, André Dragosch, ao The Block.
Esses dados do Grupo ETC revelaram que 88,3% dos endereços Bitcoin e 77,6% dos endereços Ethereum (ETH) são lucrativos. Essas porcentagens estão próximas das leituras mais altas do ano. No entanto, a atividade com fins lucrativos ocorreu principalmente entre os detentores de BTC de curto prazo.
Segundo o relatório, “as transferências de bitcoin em lucro para as bolsas de detentores de curto prazo atingiram o nível mais alto desde julho deste ano. Isso certamente atrasou um pouco a recuperação atual devido ao aumento da pressão de venda”.