O preço do Bitcoin (BTC) se encontra em torno de US$ 29.860 no momento da redação deste texto, pouco acima da mínima de um mês, em meio aos dados econômicos divulgados nesta terça-feira (18), confirmando que a economia dos EUA continua em crescimento e os traders se preparam para um aumento quase certo da taxa do Federal Reserve (Fed) na próxima semana.
Apesar do relatório de vendas no varejo do US Census Bureau para junho aparentar alguma fraqueza, com o número principal apresentando um aumento de 0,2% no mês passado, contra previsões de 0,5% e 0,5% em maio, os "grupos de controle" das vendas no varejo surpreenderam.
Esse grupo filtra alguns componentes para oferecer uma medida mais precisa dos gastos do consumidor, e em junho registrou um aumento de 0,6%, mais que o dobro do ritmo de maio e superando as estimativas de queda de 0,3%.
Esses dados econômicos robustos eliminaram quaisquer dúvidas sobre o resultado da próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Fed. Os traders agora precificam uma chance de 97,3% de outro aumento de 25 pontos-base na taxa, segundo a Ferramenta FedWatch da CME.
O cenário econômico positivo nos EUA pode estar influenciando a estabilidade do Bitcoin e outras criptomoedas, já que os investidores buscam analisar o impacto das políticas monetárias do Fed nos mercados financeiros globais. A expectativa de um aumento na taxa de juros pode gerar volatilidade e desencadear movimentos no mercado, e muitos investidores estão monitorando de perto a situação para tomar decisões informadas.
Informações obtidas pela CoinDesk e cotação do CoinMarketCap.