Edilson Osório, um dos pioneiros das criptomoedas e da tecnologia blockchain no Brasil, enfrentou e ganhou um desafio intrigante esta semana: a recuperação de uma doação em Bitcoin (BTC) cuja chave privada da carteira havia sido perdida para sempre. O valor em questão totalizava 0,5 BTC, equivalente a pouco mais de R$ 60 mil.
O enigma começou quando um espectador do programa Morning Cripto ofereceu uma doação de BTC a Osório, mas havia um obstáculo, os Bitcoins estavam armazenados em uma carteira cuja chave privada havia sido esquecida. Sem a chave, era quase impossível recuperar os ativos.
Ele não realizou a recuperação da chave ao vivo, mas documentou cuidadosamente o processo em um artigo intitulado "Generosidade Criptografada" em seu perfil na plataforma Medium.
Osório coletou todas as informações sobre a carteira e desenvolveu um script em Python. “A emoção tomou conta quando os endereços foram encontrados com sucesso, marcando o fim de um fim de semana intenso e o início de uma celebração merecida. Os scripts criados podem ser encontrados no meu github“, afirmou Osório.