A investidora Cathie Wood, fundadora da gestora de investimentos ARK Invest, disse que o Bitcoin (BTC) pode servir como proteção contra a inflação e a deflação. Em entrevista ao podcast de Merryn Somerset Webb para a Bloomberg, Wood afirmou que o BTC não tem risco de contraparte, pois é descentralizado e todas as transações na rede são públicas.
Ela comparou isso com o funcionamento do sistema bancário tradicional.“Só podemos supor porque eles estão perdendo depósitos e precisam financiá-los com a venda de títulos”, destacou Wood. “A fuga de depósitos não parou e eles são forçados a aumentar as taxas de juros para competir com os fundos do mercado monetário.”
Wood observou que a crise bancária regional nos EUA em março ajudou a aumentar o preço do bitcoin em quase 50%, para US$ 30 mil. “Agora você vê isso subindo novamente e o índice bancário regional nos EUA quebrando abaixo de onde estava em março”, ressaltou.
Wood disse que o Bitcoin é uma melhor opção para proteção contra a deflação do que o ouro. Ela observou que o ouro já tem sua demanda, enquanto o BTC é uma tecnologia nova que as instituições quase não estão envolvidas. “Os jovens prefeririam muito mais manter Bitcoin do que ouro.”