O número de transações na rede Bitcoin (BTC) caiu acentuadamente nas últimas semanas, após atingir um recorde em setembro. Segundo dados, a contagem média semanal de transações Bitcoin caiu drasticamente para cerca de 283 mil, o menor nível desde o final de fevereiro.
Essa queda parece estar associada a uma diminuição na atividade de inscrição de ordinais, um novo protocolo que permite a indexação e rastreamento de cada satoshi (a menor unidade do Bitcoin) em toda a rede.
Introduzidos por Casey Rodarmor em janeiro, os ordinais podem servir como NFTs individuais ou tokens fungíveis BRC-20. O protocolo aumentou a atividade de transações no início do ano.
A analista da The Block Research, Rebecca Stevens, falou sobre essa relação entre a queda dos ordinais e a diminuição nas transações com BTC. “Não está exatamente claro por que a queda repentina aconteceu, mas o criador do protocolo Ordinals criou um novo protocolo para substituir o BRC-20 chamado Runas, que são projetados para ter uma pegada menor na cadeia”.
Para Stevens, alguns problemas também devem ter influenciados isso. “As pessoas podem estar adiando a inscrição até que o problema seja resolvido para terem mais confiança no número de inscrição que recebem”, destacou.