Em uma viagem no tempo, um vídeo inédito de Hal Finney, pioneiro do Bitcoin, que protagoniza um registro memorável na conferência Crypto '98. Nessa palestra, Finney falou sobre os mistérios das provas de conhecimento zero, revisitando conceitos que desafiaram as convenções da época.
O estudioso falava sobre realizar uma prova de conhecimento zero em um hash SHA-1, algo que não parecia viável na época. “Eu queria descobrir o quão ineficientes ou impraticáveis eles realmente são”, Finney fala no vídeo.
A vida de Hal Finney foi marcada por desafios no setor cripto. Em 2009, ele conquistou um lugar notório na história das criptomoedas ao se tornar o primeiro destinatário do Bitcoin (BTC), recebendo uma quantia inicial de dez Bitcoins diretamente do enigmático criador da moeda, Satoshi Nakamoto.
Finney foi diagnosticado com ELA em 2009 e escreveu que o seu sonho era contribuir para “projetos de software de código aberto mesmo dentro de um corpo imóvel. Essa será uma vida que vale muito a pena ser vivida”. O estudioso morreu em 2014 e está criopreservado no Arizona.