O Banco Central divulgou um vídeo na sexta-feira (25) com exemplos práticos de usos do DREX, o real digital. O objetivo da iniciativa é esclarecer as principais dúvidas da população sobre a versão virtual da moeda do país, como “por que eu preciso dele?” e “o que eu vou fazer com o DREX que eu não já não consiga fazer hoje?”.
Sobre a necessidade do ativo, a apresentadora do vídeo afirma que o DREX permitirá que os brasileiros façam contratos com mais facilidade, segurança e com um custo menor. Entre os exemplos apresentados, o BC cita a contratação de empréstimos, venda de imóveis ou carros e outros serviços.
No caso da compra de um carro, o sistema do real digital permitirá que o negócio seja realizado apenas quando ambas as partes cumprirem suas condições. Por exemplo, o dinheiro será transferido do comprador para o vendedor apenas quando o vendedor entregar o carro. Se uma das partes não cumprir sua condição, o negócio não será realizado.
Atualmente, essa operação é realizada em sistemas separados. A apresentadora diz que “O DREX irá juntar tudo em um só lugar, fazendo com que esse tipo de negociação seja mais rápido, mais seguro e mais barato”.
Além desses exemplos, o vídeo também menciona que o DREX poderá ser usado para pagar contas simples, como supermercado ou dividir a conta com amigos.