O Banco da Inglaterra (BoE) intensificou seus esforços no desenvolvimento de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) ao criar um grupo de consultoria acadêmica dedicado ao assunto. O objetivo é aproveitar a experiência e percepções dos acadêmicos para enfrentar os desafios práticos associados ao projeto, implementação e operação de um CBDC.
A instituição bancária busca uma compreensão mais profunda dos intricados aspectos envolvidos no processo de CBDC, e os acadêmicos serão fundamentais nesse processo. Embora o Grupo Consultivo Acadêmico não tenha autoridade de tomada de decisão, ele atuará como um canal de troca de conhecimento e pesquisa entre especialistas e o Banco da Inglaterra.
O CBDC tem potencial para transformar o cenário financeiro, e a colaboração com acadêmicos traz a perspectiva necessária para uma tomada de decisão informada e inovadora. O BoE não apenas busca a contribuição especializada dos acadêmicos, mas também incentiva discussões interdisciplinares sobre uma ampla gama de tópicos relacionados à moeda digital.