Stefan Berger, membro do Parlamento Europeu (MEP), está prestes a liderar os esforços na elaboração da nova legislação destinada a viabilizar o lançamento de um euro digital. Berger, conhecido por seu papel na histórica regulamentação da União Europeia (UE) referente aos mercados de criptomoedas, traz sua vasta experiência para impulsionar a iniciativa do banco central (CBDC). A medida, que visa estabelecer uma moeda digital soberana, enfrentou ceticismo entre alguns colegas do parlamentar.
Com um histórico comprovado na condução de regulamentações abrangentes, Stefan Berger emerge como um nome central na esfera política e econômica da UE. Sua liderança na elaboração da legislação que rege os mercados de criptomoedas foi reconhecida por especialistas do setor e legisladores. Agora, ele se prepara para aplicar sua abordagem experiente na esfera do euro digital.
️ Ab jetzt offizieller Berichterstatter für den digitalen Euro. Eine eigene digitale Währung macht unabhängiger von Drittstaaten und gehört ins digitale Zeitalter. Das Projekt wird jedoch nur gelingen, wenn man dem digitalen Euro ebenso Vertrauen kann wie dem Bargeld.
— Stefan Berger (@DrStefanBerger) August 30, 2023
O euro digital, uma forma eletrônica de moeda emitida pelo banco central, ganhou atenção considerável nos círculos financeiros e políticos. No entanto, a proposta enfrentou hesitação e dúvidas entre alguns membros do Parlamento Europeu, que levantaram preocupações sobre a segurança cibernética, a privacidade dos dados e o impacto nas instituições financeiras tradicionais.