Após aprovação por Vladimir Putin no final de julho, os testes reais com o rublo digital, moeda digital do banco central (CBDC) começam dia 15 de agosto. O programa piloto contará com a participação de treze bancos, excluindo os bancos russos Sberbank e Tinkoff.
Essa primeira etapa é destinada para verificação das transações básicas, como aberturas de contas digitais em rublos (carteiras digitais), além de transferências digitais em rublos pessoa a pessoa, pagamentos automáticos simples de contas e transações baseadas em código QR pagamentos de bens e serviços. Segundo comunicado do Banco Central da Federação Russa, os participantes poderão realizar pagamentos com a moeda em 11 cidades russas em 30 pontos de venda.
A primeira vice-governadora do Banco da Rússia, Olga Skorobogatova, afirmou que essa fase é um estágio crítico do projeto. “Poderemos testar como a plataforma digital do rublo opera em condições reais, verificar todos os procedimentos necessários com a participação dos clientes, ajustar os processos quando necessário e garantir que a jornada do cliente seja conveniente e fácil de entender para Usuários.”, completou Olga.
O número de participantes deve aumentar até o final do ano, envolvendo pessoas físicas e jurídicas. Para a primeira vice-governadora do Banco, “a partir de 2025, indivíduos e empresas poderão usar ativamente a moeda digital nacional, é claro, se assim o desejarem”