Com a popularização de compras pela internet e principalmente, os investimentos com promessas de dinheiro fácil, os dados mais recentes do Radar Febraban apontam que mais de 26% das pessoas já caíram em golpes financeiros ou tentativas de fraudes, e esse sistema faz cada vez mais vítimas.
O escritório Cardoso & Zaniboni Advogados, especializados em crimes financeiros fez um levantamento e relatou receber cerca de 20 pedidos por semana de vítimas que solicitam ajuda por caíram em golpes financeiros.
“Quando a vítima se dá conta de que caiu em algum tipo de golpe, é importante seguir alguns passos com o objetivo não apenas de denunciar a violação, mas para evitar ou amenizar os prejuízos dessa ação. Aqui no escritório chegam vítimas a todo tempo, com perda de R$ 3 mil até com valores altos em torno de R$ 500 mil. Os 'donos' desses sistemas estão cada vez mais profissionais. Todo cuidado é pouco”, explica a advogada Patrícia de Carvalho Zaniboni.
Os golpes que envolvem uma quantia maior de investimento pago pelas vítimas são os golpes das pirâmides financeiras e das criptomoedas. Os advogados listaram um passo a passo de quais as principais ações que as vítimas devem tomar logo que perceberem o “golpe”.
“O primeiro passo é não depositar mais valores. Normalmente os golpistas começam com justificativas, que o dinheiro foi travado por conta do imposto de renda, ou pela receita federal, ou até que a vítima tem que pagar taxas para realizar o saque. Quando esses argumentos forem utilizados pelos golpistas, a vítima tem que imediatamente parar tudo e não depositar mais nenhum valor”, conta o advogado Marcos Vinicius Silva Cardoso.
Por fim, a importância de buscar um escritório de advocacia especializado em causas referentes a pirâmides financeiras, aos criptoativos e ao mercado financeiro é fundamental. O profissional que vai te auxiliar nessa ação ainda vai instruir a vítima se a necessidade de se registrar um boletim de ocorrência.
A busca da vítima por ajuda tem que ser imediata, pois quanto mais quente e recente for o caso, mais chances de se ter sucesso na recuperação de valores.



