A empresa Voyager Digital, uma credora de criptomoedas, anunciou na última quarta-feira (17) o encerramento de suas atividades e a devolução de aproximadamente 35% dos depósitos de criptomoedas de seus clientes.
O plano de liquidação da Voyager foi aprovado pelo juiz de falências Michael Wiles, dos EUA, permitindo a distribuição de cerca de US$ 1,33 bilhão em ativos, encerrando assim suas atividades. Os investidores poderão solicitar saques a partir de 1º de junho, com possíveis distribuições sujeitas a desdobramentos de futuros litígios.
A Voyager havia entrado com um pedido de proteção contra falência em julho, mencionando a volatilidade do mercado de criptomoedas e a inadimplência de um empréstimo concedido pelo hedge found Three Arrows Capital (3AC).
Apesar de duas tentativas frustradas de venda durante o processo de falência, a Voyager continua envolvida em disputas legais com a FTX, buscando recuperar US$ 445,8 milhões em pagamentos de empréstimos feitos à Voyager antes da própria falência da FTX.
A recuperação potencial para os clientes da Voyager depende principalmente da resolução do litígio com a FTX, sendo estimada em 63,74% se a Voyager sair vitoriosa, conforme mencionado nos processos judiciais.



