Worldcoin (WLD) é uma das mais novas criptomoedas do mercado digital, e com um diferencial, foi lançada pelo ChatGPT, que se tornou o maior fenômeno tecnológico mundial, dos últimos meses, transformando a relação dos humanos com a internet.
Por falar em internet, o lançamento da cripto Worldcoin abre a relação do ChatGPT com a Web3, já que se trata de uma criptomoeda e, por isso, inclui o uso de blockchain, a base para a criação das moedas digitais, com uso de criptomoedas.
A seguir, você vai entender melhor como funciona esse projeto e conhecer o AiDoge, que já usava IA para as transações de criptoativos.
Os cofundadores do ChatGPT, Alex Blania e Sam Altman, disseram que a Worldcoin foi fundada há três anos para criar uma nova identidade pessoal e uma rede financeira que pertença a todos os cidadãos. O lançamento ocorreu na última segunda-feira, dia 24 de julho.
“Se for bem-sucedida, acreditamos que a Worldcoin poderá aumentar drasticamente as oportunidades econômicas, escalar uma solução confiável para distinguir os humanos da IA online, preservando a privacidade, permitir processos democráticos globais e, eventualmente, mostrar um caminho potencial para a UBI financiada por IA”, disseram Alex Blania e Sam Altman.
Na apresentação do projeto, no site da Worldcoin, eles explicaram que se trata de um projeto com dois produtos: a identidade digital que preserva a privacidade (World ID) e, que dentro das possibilidades da legislação vigente, também, uma moeda digital (WLD), que seria movimentada apenas por seres humanos, diferenciados da IA pela citada World ID.
“Esperamos que, onde as regras são menos claras, como nos EUA, sejam tomadas medidas para que mais pessoas possam se beneficiar de ambas”, cutucaram Altman e Blania.
Eles também disseram que já é possível ter acesso ao projeto:
“Já pode descarregar o World App, a primeira carteira compatível com o protocolo, e reservar a sua parte. Após visitar um Orb, um dispositivo de verificação biométrica, receberá uma World ID. Isto permite-lhe provar que é uma pessoa real e única online, mantendo-se completamente privado”, explicaram .
Identificação de seres humanos é o diferencial do projeto
Segundo oWhitpaper (documento que descreve o projeto) a “prova de pessoalidade” é o principal ponto do projeto Worldcoin, porque estabelece a diferença entre a IA e um ser humano.
É um tanto assustador ler isso, você concorda? A necessidade que já existe de diferenciar humanos de máquinas. E isso por conta exatamente da IA, que ganhou ainda mais força com o ChatGPT.
Os desenvolvedores garantem que não será necessário revelar a identidade do mundo real, no mundo virtual. Ou seja, a World ID é uma permissão para que os humanos façam parte do mundo artificial.
“Uma vez estabelecida, ela dá ao indivíduo a capacidade de afirmar que ele é uma pessoa real e diferente de outra pessoa real, sem ter que revelar sua identidade no mundo real”, descreve o Whitepaper.
E não é exagero falar que isso parece assustador, veja o que eles acrescentam ao documento, sobre a necessidade de diferenciar humanos de computadores:
“O problema é ainda mais premente, uma vez que os modelos de IA cada vez mais poderosos irão ampliar ainda mais a dificuldade de distinguir os humanos dos bots. Se for bem-sucedido como parte da Worldcoin, o World ID pode se tornar um padrão global de prova de personalidade”.
Como funciona World ID
O Whitepaper não detalha como é feito o cadastro da identidade digital, apenas que se trata de uma biometria, mas o jornal O Globo, publicou uma matéria onde afirma que a World ID é feita com captação de informações da íris do globo ocular do ser humano.
Um scanner faria a varredura da íris de uma pessoa para garantir que se trata de um indivíduo e que ele é único, segundo a apuração do Globo.
A World ID é feita por meio de um dispositivo biométrico personalizado chamado Orb, segundo informado no Whitepaper.
“O Orb foi concebido com base na constatação de que o hardware biométrico personalizado pode ser a única solução viável a longo prazo para emitir provas de verificação de identidade seguras para a IA”.
O documento considera que uma credencial de World ID pode ser roubada, mas que “deverá ser muito difícil de utilizar por um agente fraudulento”.
Democratização da economia digital
A Worldcoin promete proporcionar a igualdade de oportunidades a nível global, à medida que promove conexão independentemente da sua localização.
“Atualmente, muitas interações no domínio digital não são possíveis globalmente. É provável que como os seres humanos transacionam valores, se identificam e interagem na Internet mude radicalmente. Com o acesso universal às finanças e à identidade, o futuro que se segue torna-se possível” (Whitepaper):
A ideia de unir World ID e Worldcoin, segundo o documento que descreve o projeto, é que as pessoas poderão transferir de forma instantânea, sem fronteiras, o que já era uma proposta do Bitcoin, quando foi lançado.
“A moeda digital é mais segura do que o numerário, que pode ser mais facilmente roubado ou falsificado. Isto é especialmente importante em crises em que é necessário efetuar transações financeiras transfronteiriças instantâneas, como durante a crise dos refugiados ucranianos, em que o USDC foi utilizado para distribuir ajuda direta. Além disso, a moeda digital é um ativo que os indivíduos podem possuir e controlar diretamente, sem terem de confiar em terceiros” (Whitepaper).
AiDoge: Inteligência Artificial já é realidade nos projetos de criptomoedas
Se testemunhamos o ChatGPT abraçar a Web3, devemos observar que a Web3 já havia aderido à IA em seus projetos, como a cripto AiDoge.
Com o token $AI, o usuário navega na plataforma construída em torno de uma solução de IA flexível, que busca informações nas mídias sociais, e permite que os usuários geram memes engraçados e virais em questão de segundos.
Os usuários conseguem criar memes com o uso de créditos, que podem obter por meio de recompensas diárias após apostar em tokens $AI, ou trocando os tokens por créditos.
A plataforma promete aumentar as possibilidades de uso de tokens ao longo de 2024, e gerar mais valor para o token $AI nativo.
O AiDoge quer envolver a comunidade de criptomoedas online, e permitir a criação de memes e de votar nos melhores memes diariamente enquanto obtêm lucro.
A pré-venda oficial do token AiDoge alcançou o limite máximo previsto, de US$ 14,9 milhões, em cerca de um mês.
O $AI pode ser adquirido no MEXC, com novas listagens importantes anunciadas nos próximos meses. Leia mais sobre a listagem, aqui.
Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.
