e aprovou a convocação de cerca de 156 pessoas para prestar depoimentos na Câmara dos Deputados. As pessoas foram chamadas como convidados, testemunhas e investigados na Câmara dos Deputados. Foram votados mais de 60 requerimentos, abrangendo convocações de depoimentos, quebras de sigilo e pedidos de apoio de servidores públicos nas investigações da CPI.
Um dos requerimentos aprovados gerou tensão ao final da reunião. O requerimento 107/2023, de autoria do deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), convida representantes de instituições financeiras que possuem ou tiveram algum tipo de relação comercial com a Binance prestem esclarecimentos detalhados sobre suas operações com a corretora. A convocação visa aprofundar a investigação sobre as atividades da empresa no mercado financeiro.
Entretanto, o deputado Luciano Vieira (PL-RJ) solicitou a retirada do requerimento da pauta, alegando que deseja compreender cada caso individualmente. O requerimento foi para votação na Câmara, porém, a reunião acabou e a votação não foi concluída.
Entre os convocados para prestar esclarecimento estão:
- Gustavo Henrique Furtado Scarpa, ex-atleta do Palmeiras: para esclarecer suspeitas de envolvimento com fraudas em criptoativos da empresa Xland Holding;
- Onur Altan Tan, CEO da Bitci e Ednaldo Rodrigues Gomes, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF): prestar depoimento devido em questões relacionadas ao lançamento do fan-token BFT (Brazil National Football Team Fan Token);
- Ronaldinho Gaúcho: prestar esclarecimentos em envolvimentos com fraudas na empresa 18K Ronaldinho;
- Henrique Shibutani, representante da XP e Carlos Mauad, representante do Magazine Luiza estão convidados para prestar esclarecimento sobre o mercado de criptoativos no gereal.
