Desenvolvido pelo Banco Central, o Projeto Piloto RD conta com um consórcio de empresas no segmento de criptonativos, provedores de tecnologia, cooperativas de crédito, instituições financeiras e de pagamentos tradicionais. Entre essas empresas, a Foxbit, BBChain e LoopiPay foram uma das selecionadas para o projeto-piloto.
Nessa primeira fase serão testadas funcionalidades de privacidade e programabilidade por meio da implementação de um caso de uso específico – um protocolo de entrega contra pagamento (DvP) de título público federal entre clientes de instituições diferentes, além dos serviços que compõem essa transação.
“Para a Foxbit, é uma honra estar ao lado de parceiros com tanta expertise e poder colaborar com a construção e desenvolvimento de um projeto tão importante para o sistema financeiro, como o Real Digital”, analisa Ricardo Dantas, CEO da Foxbit.
O Piloto RD é a fase de testes para operações com o Real Digital, em um ambiente simulado, sem envolver transações ou valores reais. Nessa etapa, o Banco Central avaliará os benefícios da programabilidade de uma plataforma de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Technology - DLT) multiativo para operações com ativos tokenizados.
