O site DLNews nessa segunda-feira (24) publicou sobre um esquema que utilizou o nome da exchange de criptomoedas descentralizada Uniwasp para aplicar uma fraude. Chamada de Unifi, o golpe roubou investidores da China, após alegarem um hack para não devolver o dinheiro dos clientes.
A estratégia consistia em atrair investidores para pools de liquidez por um aplicativo, oferecendo distribuição gratuita de tokens, conhecida como airdrop. Para ganhar credibilidade, os golpistas utilizaram o logotipo e a marca da Uniswap, além da criação de redes sociais com diversas artes vídeos convincentes. Eles também criaram um grupo no Telegram com 38.000 usuários e realizaram eventos com diretores fictícios.
No dia 12 de julho, os responsáveis pelo grupo alegaram um hack, desabilitaram postagens e, no dia seguinte, a plataforma publicou uma mensagem de manutenção, não havendo mais atualizações desde então. Esse golpe é conhecido por exit scam, no qual os golpistas desaparecem com os fundos dos investidores após abandonar o negócio e deletar seus perfis em redes sociais.
Para tornar o golpe ainda mais convincente, os golpistas organizaram uma gravação de Zoom com pessoas se passando por executivos da Uniswap. Até mesmo atores estrangeiros foram usados para se passarem pelos verdadeiros diretores da empresa. Hayden Adams, o CEO da Uniswap, afirmou não ter conhecimento dessas pessoas e reforçou que a Uniswap não tinha qualquer relação com o vídeo ou os indivíduos envolvidos. “O vídeo é uma loucura. Não faço ideia de quem são essas pessoas”, confirmou Adams.
