terça, 23 de dezembro, 2025

Criptomoedas

A+ A-

Launchpad XYZ oferece recursos para simplificar navegação no complexo mercado de ativos Web3

segunda, 07 de agosto, 2023 - 12:00

Redação MyCryptoChannel

A Web3 é uma concepção de internet a ser baseada em tecnologias como a de blockchain. Ela deverá se distinguir do modelo atual de Internet por apresentar mais descentralização, ser menos controlada por grandes empresas e instituições e permitir mais transparência. 

Ela deverá favorecer a desintermediação de várias atividades, reduzindo custos, dando mais agilidade aos procedimentos e garantindo aos usuários mais privacidade e maior controle sobre seus dados.

Convergência de tecnologias trazida pela Web3 pode transformar a economia

Embora não haja uma visão única e bem definida com o qual a Web deverá se parecer e como ela funciona, é provável que ela vá apresentar uma convergência de tecnologias e ferramentas que, além do blockchain, incluirão a inteligência artificial, a realidade virtual, a realidade aumentada e o Metaverso. 

As aplicações da tecnologia de blockchain que poderão colaborar para o funcionamento da Web3 deverão incluir criptomoedas, tokens não fungíveis e aplicativos descentralizados (por exemplo, os de finanças). Essa convergência de tecnologias deverá permitir a interoperabilidade entre plataformas e a fácil transferência entre elas de ativos digitais.

É possível que as vantagens do casamento de inteligência artificial e tecnologia de blockchain incluam a otimização de transações, a análise mais eficiente de vastos conjuntos de dados (de pacientes ou de testes de produtos farmacêuticos, por exemplo) armazenados no blockchain e a otimização da experiência de clientes.

Na edição deste ano da London Blockchain Conference, Robert Rice, diretor-presidente da Transmira, empresa dedicada à criação de uma versão de Metaverso, afirmou acreditar que a convergência de Metaverso, inteligência artificial e tecnologia de blockchain não só contribuirá para o avanço da Web3 e para a disponibilização de recursos interessantes para os usuários, como também aumentará consideravelmente o grau de segurança de que estes disporão.

Artigo recente do Cryptopolitan, site especializado na cobertura de assuntos relacionados ao blockchain, apontou algumas das empresas que estão na dianteira na corrida para fornecer a empresas e consumidores finais os benefícios da convergência de tecnologias revolucionárias na Web3. 

Uma delas é a IBM, que vem construindo infraestrutura de blockchain para a Web3, permitindo que empresas como UBS e Walmart criem seus próprios ecossistemas para gerenciamento de suas cadeias de suprimentos. Ela também está expandindo sua atuação no setor de inteligência artificial e no sistema de hybrid cloud para transição sem incidentes da nuvem particular da empresa para uma pública.

Outro exemplo citado no artigo do Cryptopolitan é o do Roblox, uma plataforma gaming online que está fazendo testes com inteligência artificial para permitir que os usuários criem com facilidade conteúdo original. Essa empresa tem parceria com a Meta (ex-Facebook) para uso do Meta Quest, produto de realidade virtual.

Launchpad XYZ é um dos projetos web3 mais promissores

Embora apresente várias possibilidades interessantes para usuários, empresas e investidores, a Web3 também apresenta desafios, técnicos e de negócios. Um deles é a incerteza no terreno regulatório, que afeta tecnologias como o Metaverso e aplicações do blockchain como criptomoedas, exigindo cuidado dos investidores.

Outro desafio para os investidores é lidar com a complexidade e a fragmentação do mercado de ativos de Web3, que podem exigir do investidor, para que este seja bem-sucedido, alguns requisitos como:

  • A posse de alto grau de conhecimento técnico;
  • A frequência de acesso a diversas plataformas e marketplaces; e 
  • O uso de várias ferramentas diferentes, disponibilizadas em diferentes espaços. 

Para ajudar os investidores a navegar no mercado de ativos ligados à Web3, foi criado o projeto Launchpad XYZ. Trata-se de um hub, no momento em processo de desenvolvimento, que deverá reunir em um só lugar as ferramentas necessárias para a descoberta, análise, avaliação e seleção de projetos de ativos de Web3.

Plataforma promete ferramentas revolucionárias

O projeto colocará à disposição dos usuários a enorme capacidade da inteligência artificial para coletar e analisar enormes quantidades de dados. Um dos recursos que serão oferecidos é o Launchpad Quotient, que analisará centenas de indicadores sobre um ativo para gerar um único número para quantificar a relação entre possíveis benefícios de um ativo e os riscos que ele oferece.

Também será possível para os usuários do Launchpad XYZ encontrar informações sobre criptomoedas e NFTs listados em marketplaces e lançamentos promissores. Eles também terão acesso a uma biblioteca de plataformas de Metaverso e a um hub de games play-to-earn, para poderem conhecer os projetos desses tipos e ver se algum deles lhes interessa. A plataforma também disponibilizará uma carteira para ativos Web3, exchanges descentralizadas e um terminal de negociação.

Através do Launchpad XYZ, os usuários dele poderão investir em frações de ativos pertencentes a classes com comprovado histórico de preservação de seu valor ou de valorização, como obras de arte, carros e bens imobiliários. Por reduzir o investimento mínimo necessário para que alguém possa se beneficiar da valorização de determinado ativo, o fracionamento democratiza o acesso ao investimento. 

O uso dos recursos do Launchpad XYZ será facilitado pelo fato de Apollo, a inteligência artificial do projeto, ser capaz de entender consultas feitas em linguagem natural e fornecer respostas na mesma forma. Por fim, os recursos citados acima deverão ir entrando em operação entre o terceiro trimestre deste ano e o terceiro trimestre do próximo ano. 

LPX: token que viabiliza sistema Launchpad

Para facilitar a realização de transações no âmbito do ecossistema do Launchpad XYZ, foi criado o token de utilidade LPX, que se baseia no protocolo ERC-20. Seu suprimento está limitado por um teto de 1 bilhão de tokens. Quando este artigo foi concluído, a pré-venda de LPX já tinha arrecadado pouco mais de US$ 1,2 milhão de dólares e estava em um estágio com o token oferecido a 4,60 centavos de dólar. 

A cada troca de estágio da pré-venda, o valor pelo qual o ativo pode ser adquirido aumenta um pouco. O preço previsto para a estreia do LPX em exchanges é de 5,65 centavos de dólar. Segundo o whitepaper do Launchpad XYZ, manter uma média mensal de 10 mil tokens de LPX em staking garantirá benefícios, que incluem: descontos de taxas de uso dos recursos do hub, descontos de parceiros, garantia de acesso preferencial a cunhagens de tokens e acesso às pré-vendas de criptomoedas.

Conclusão

Apesar de promissor, o investimento em ativos ligados à Web3 pode ser dificultado pela complexidade e pela novidade deles e pela fragmentação do seu mercado.

Para ajudar os investidores a lidar com essas dificuldades, o projeto Launchpad propõe-se a oferecer aos seus usuários acesso em um só lugar a ferramentas que os ajudem a encontrar ativos de Web3, avaliar aqueles que chamaram sua atenção e identificar os investimentos mais promissores. Tudo isso estará acessível em um hub, que se encontra em processo de desenvolvimento.

Ademais, o LPX, token de utilidade do Launchpad XYZ, dará aos seus detentores acesso aos recursos do projeto para negociação de ativos de Web3, além de, no caso da realização de staking, outras vantagens.

Embora o LPX possa ser uma criptomoeda útil aos interessados em negociar ativos de Web3 e tenha grande potencial de valorização, cabe ao interessado nela pesquisar sobre esse token de utilidade e decidir, à luz de suas necessidades e percepções, quanto à conveniência de adquiri-lo ou não.

>>> Invista em tokens LPX enquanto é tempo <<<

Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.

Geral

Roberto Campos Neto prevê fim dos bancos tradicionais com a ascensão das plataformas digitais e Drex

Em sua primeira fala pública após deixar o cargo de presidente do BC prevê uma revolução no sistema bancário com o avanço das fintechs e novas formas de pagamento como o Pix e as moedas digitais

segunda, 24 de março, 2025 - 13:10

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Os grandes bancos enfrentarão uma transição para as plataformas digitais. A previsão foi feita por Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central (BC), em sua primeira aparição pública após deixar o cargo. 

Durante evento promovido pela XP Private Bank e a Miami Herbert Business School, Campos Neto destacou que os bancos convencionais serão abalados por plataformas digitais e isso não vai demorar muito. 

“Minha maior previsão é a de que bancos tradicionais serão profundamente abalados por bancos de plataformas digitais. É um processo que já está acontecendo e que vai acelerar nos próximos dois anos”, destacou Campos Neto. 

Bancos tradicionais estão com os dias contados 

Para justificar a previsão, ele citou exemplos de fintechs como Nubank, Revolut e Mercury, que estão se tornando competitivas, principalmente por conta de seus custos menores de atração e manutenção de clientes do que bancos tradicionais. 

Além disso, novas formas de pagamento também estão transformando o mercado financeiro. A implementação do Pix, por exemplo, está tornando os bancos tradicionais menos relevantes, ao facilitar pagamentos instantâneos e mais acessíveis.

“O Pix pode ser por aproximação. Eventualmente, terá funções de cartão de crédito. Pagamentos instantâneos estão mudando a forma com que os bancos funcionam”, afirmou o ex-presidente do Banco Central. 

Papel do Drex

Uma das previsões de Campos Neto envolveu a implementação das Moedas Digitais de Banco Central (CBDCs), com destaque para o Drex, o "real digital". Ele argumentou que a adoção dessas moedas trará mais eficiência, especialmente em pagamentos transfronteiriços. 

Além disso, com a introdução de contratos inteligentes, a integração de todos os serviços financeiros em uma plataforma única estará cada vez mais próxima.

“Veremos esses marketplaces de finanças em um único aplicativo com todos os seus dados, e você poderá migrar suas informações para diferentes instituições e comparar produtos financeiros para escolher aqueles que ofereçam preços mais baratos”, ressaltou. 
 
 

Geral

Imposto de Renda 2025: Quem precisa declarar e como enviar

O prazo para envio do IRPF 2025 vai até 31 de maio. Confira se você está obrigado a declarar e veja as opções disponíveis

sexta, 07 de março, 2025 - 16:06

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A temporada do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 está prestes a começar, e os contribuintes devem ficar atentos ao prazo de envio da declaração. A expectativa é que o período tenha início em 17 de março, uma segunda-feira, já que o dia 15, data escolhida normalmente, cairá em um sábado.

A entrega das declarações deve seguir até 31 de maio, mas, como essa data também será em um sábado, a Receita Federal pode ajustar o prazo final. Porém, as datas ainda não foram divulgadas.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025

A Receita Federal confirmará as regras para este ano, mas a expectativa é que os critérios de obrigatoriedade sejam mantidos. Devem declarar o Imposto de Renda os contribuintes que, em 2024, se enquadraram em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 no ano;
  • Obtiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40.000,00;
  • Possuíam bens e direitos que, somados, ultrapassavam R$ 300.000,00 em 31 de dezembro;
  • Obtiveram ganho de capital com a venda de bens ou direitos sujeitos à tributação;
  • Exerceram atividade rural e tiveram receita bruta superior a R$ 169.520,00 ou desejam compensar prejuízos anteriores.
  • Pessoas que tiveram renda mensal de até R$ 2.259,20 em 2024 estão isentas da obrigatoriedade da declaração.

Como enviar a declaração

Os contribuintes poderão preencher e entregar a declaração utilizando diferentes plataformas disponibilizadas pela Receita Federal. As principais opções são:

  • Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para download no site da Receita;
  • Portal e-CAC, para quem possui conta gov.br com nível prata ou ouro;
  • Aplicativo "Meu Imposto de Renda", que permite o envio da declaração por celulares e tablets.