quinta, 17 de julho, 2025

Criptomoedas

A+ A-

Por que Evil Pepe Coin pode ser a próxima sensação entre as meme coins

domingo, 06 de agosto, 2023 - 12:00

Redação MyCryptoChannel

A meme coin Pepe Coin chamou a atenção do mercado ao experimentar em suas primeiras semanas de existência uma rápida valorização. Antes de completado um mês de seu lançamento, o ativo já valia 60 vezes mais do que quando foi lançado. Desde então, ele alternou valorizações e desvalorizações, algumas destas enormes. 

Segundo dados da exchange Crypto.com, embora ainda acumule valorização de mais de 2000% desde seu lançamento, na metade de abril deste ano, a meme coin Pepe Coin perdeu mais de 20% do seu valor nos 30 dias que precederam a redação deste texto.

Embora não se possa afirmar que o Pepe Coin não vá mais passar por fases de rápida valorização, o mercado parece ter decidido por enquanto ser melhor voltar seu olhar para novas promessas de criptoativos. O rápido aumento do valor de Pepe Coin chamou a atenção dos investidores para as meme coins, estimulando-os a buscar outros ativos dessa classe que pudessem lhes trazer resultados parecidos, e inspirou o surgimento de meme coins como Pepe 2.0 e Evil Pepe.

Estes dois, assim como sua inspiradora, usam como símbolo Pepe, the Frog (o sapo Pepe), um sapo de feições antropomorfizadas que tem sido usado há mais de uma década em vários memes da internet. Neste artigo, trataremos do Evil Pepe e explicaremos por que ele pode suceder o Pepe Coin na condição de sensação das memecoins.

Evil Pepe: “primo malvado” que tenta conquistar reinado das meme coins

Como dito acima, o Evil Pepe é uma meme coin que também usa o sapo Pepe como símbolo. Ela foi criada com base no protocolo ERC-20. À diferença de outras meme coins associadas (de forma não oficial) ao sapo famoso, o Evil Pepe, de forma condizente com seu nome (algo como "Pepe Maligno"), apresenta o personagem em traje de Sith, o grupo de vilões ligados ao Lado Sombrio da Força na Franquia Star Wars. 

Uma das vantagens do Evil Pepe sobre a criptomoeda que inspirou sua criação é que a sua equipe (anônima como a do Pepe Coin, algo que não é incomum em projetos de criptomoedas, talvez especialmente meme coins) renunciou à posse do contrato inteligente que controla o Evil Pepe. 

Além disso, 10% do suprimento de tokens do Evil Pepe ficará depositado em uma reserva de liquidez por pelo menos um mês após a primeira listagem em exchange da moeda, isso atuará como forma de facilitar a realização de transações com o ativo. A equipe do Evil Pepe também disponibilizou um e-mail de contato.

O suprimento total de tokens será de 6,6 bilhões, dos quais 90% foram oferecidos no decorrer da pré-venda, que foi concluída recentemente, e os outros 10% foram depositados na citada reserva de liquidez. 

Uma das vantagens do Evil Pepe é que ele desfruta do reconhecimento do nome por estar ligada (de forma não oficial) a um personagem famoso e a uma meme coin que se mostrou o fenômeno do ano. Além disso, essa criptomoeda pode se beneficiar da confiança dos investidores na possibilidade de que uma meme coin chegue perto de repetir o desempenho fenomenal do Pepe Coin.

Pré-venda teve desempenho arrasador

O Evil Pepe foi oferecido em sua pré-venda, composta de um só estágio, a 3,33 centésimos de centavo de dólar por token, o que equivale a uma valorização de mercado inicial de US$ 2 milhões. O grande interesse mostrado pelo Evil Pepe na pré-venda, rapidamente concluída, parece ser um sinal de que a meme coin tem boas chances de se valorizar quando passar a ser negociada em exchanges.

Esse é um resultado para o qual FOMO (Fear of Missing Out, algo como medo de estar perdendo uma oportunidade) pode contribuir bastante. Para muitos investidores, comprar Evil Pepe quando ele começar a ser oferecido em exchanges poderá parecer algo como uma segunda chance de comprar barato o Pepe Coin antes do crescimento explosivo deste.

Também são dignas de nota a limitação do suprimento de tokens do Evil Pepe e a baixa valorização de mercado escolhida como alvo para a meme coin, as quais podem colaborar para a rápida valorização do ativo. Alguns analistas e influencers já citaram Evil Pepe como séria candidata a se valorizar rapidamente e dominar o mercado de meme coins. O influencer cripto Jacob Crypto Bury, por exemplo, afirmou que o Evil Pepe pode ser a próxima grande sensação do mercado de criptomoedas

Interessantemente, apesar de não terem sido reveladas as identidades dos membros da equipe do projeto Evil Pepe, há a percepção por parte do mercado, citada, por exemplo, em matéria do site Be(In)Crypto, de que a equipe do Evil Pepe estava por trás de outras memecoins que também chamaram a atenção do mercado, tais como: SpongeBob e Thug Life. Nas atuais circunstâncias, não há como comprovar ou refutar tal hipótese.

Como o Evil Pepe é (como as outras moedas inspiradas no Pepe) uma memecoin sem utilidades prática e baseia seu valor na capacidade de divertir, intrigar, provocar, etc., é provável que não mantenha seu valor por muito tempo. Mas também não é impossível que o faça devido a vários fatores, inclusive devido à limitação do suprimento de seus tokens. 

O provável é que a memecoin passe por uma fase de rápida valorização, e que isso aconteça logo depois da listagem dela em exchanges. Um artigo publicado recentemente no site Techopedia apontou a possibilidade de que o auge da cotação do Evil Pepe seja alcançado na primeira ou na segunda semana dele como criptomoeda negociada em exchanges.

Conclusão

O Evil Pepe pode se beneficiar da fama que sua inspiradora Pepe Coin conquistou por multiplicar seu valor várias vezes em menos de 1 mês de existência. Além disso, ela apresenta alguns melhoramentos em relação à moeda original. Não se pode garantir que Evil Pepe vá se valorizar, embora haja boas chances de que o faça, pelo menos a curto prazo.

O whitepaper do Evil Pepe e uma seção de perguntas e respostas sobre o ativo podem ser consultados em https://evilpepecoin.com/pt. Os interessados em entrar em contato com a equipe do Evil Pepe podem usar para esse fim o e-mail [email protected] ou as contas oficiais que a criptomoeda nas redes sociais Telegram e Twitter.

Cabe ao interessado na meme coin Evil Pepe pesquisar sobre esse ativo e examinar com cuidado os prós e os contras que ele apresenta e considerar seus interesses e necessidades para decidir se lhe convém adquiri-lo ou não.

Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.

Geral

Roberto Campos Neto prevê fim dos bancos tradicionais com a ascensão das plataformas digitais e Drex

Em sua primeira fala pública após deixar o cargo de presidente do BC prevê uma revolução no sistema bancário com o avanço das fintechs e novas formas de pagamento como o Pix e as moedas digitais

segunda, 24 de março, 2025 - 13:10

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Os grandes bancos enfrentarão uma transição para as plataformas digitais. A previsão foi feita por Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central (BC), em sua primeira aparição pública após deixar o cargo. 

Durante evento promovido pela XP Private Bank e a Miami Herbert Business School, Campos Neto destacou que os bancos convencionais serão abalados por plataformas digitais e isso não vai demorar muito. 

“Minha maior previsão é a de que bancos tradicionais serão profundamente abalados por bancos de plataformas digitais. É um processo que já está acontecendo e que vai acelerar nos próximos dois anos”, destacou Campos Neto. 

Bancos tradicionais estão com os dias contados 

Para justificar a previsão, ele citou exemplos de fintechs como Nubank, Revolut e Mercury, que estão se tornando competitivas, principalmente por conta de seus custos menores de atração e manutenção de clientes do que bancos tradicionais. 

Além disso, novas formas de pagamento também estão transformando o mercado financeiro. A implementação do Pix, por exemplo, está tornando os bancos tradicionais menos relevantes, ao facilitar pagamentos instantâneos e mais acessíveis.

“O Pix pode ser por aproximação. Eventualmente, terá funções de cartão de crédito. Pagamentos instantâneos estão mudando a forma com que os bancos funcionam”, afirmou o ex-presidente do Banco Central. 

Papel do Drex

Uma das previsões de Campos Neto envolveu a implementação das Moedas Digitais de Banco Central (CBDCs), com destaque para o Drex, o "real digital". Ele argumentou que a adoção dessas moedas trará mais eficiência, especialmente em pagamentos transfronteiriços. 

Além disso, com a introdução de contratos inteligentes, a integração de todos os serviços financeiros em uma plataforma única estará cada vez mais próxima.

“Veremos esses marketplaces de finanças em um único aplicativo com todos os seus dados, e você poderá migrar suas informações para diferentes instituições e comparar produtos financeiros para escolher aqueles que ofereçam preços mais baratos”, ressaltou. 
 
 

Geral

Imposto de Renda 2025: Quem precisa declarar e como enviar

O prazo para envio do IRPF 2025 vai até 31 de maio. Confira se você está obrigado a declarar e veja as opções disponíveis

sexta, 07 de março, 2025 - 16:06

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A temporada do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 está prestes a começar, e os contribuintes devem ficar atentos ao prazo de envio da declaração. A expectativa é que o período tenha início em 17 de março, uma segunda-feira, já que o dia 15, data escolhida normalmente, cairá em um sábado.

A entrega das declarações deve seguir até 31 de maio, mas, como essa data também será em um sábado, a Receita Federal pode ajustar o prazo final. Porém, as datas ainda não foram divulgadas.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025

A Receita Federal confirmará as regras para este ano, mas a expectativa é que os critérios de obrigatoriedade sejam mantidos. Devem declarar o Imposto de Renda os contribuintes que, em 2024, se enquadraram em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 no ano;
  • Obtiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40.000,00;
  • Possuíam bens e direitos que, somados, ultrapassavam R$ 300.000,00 em 31 de dezembro;
  • Obtiveram ganho de capital com a venda de bens ou direitos sujeitos à tributação;
  • Exerceram atividade rural e tiveram receita bruta superior a R$ 169.520,00 ou desejam compensar prejuízos anteriores.
  • Pessoas que tiveram renda mensal de até R$ 2.259,20 em 2024 estão isentas da obrigatoriedade da declaração.

Como enviar a declaração

Os contribuintes poderão preencher e entregar a declaração utilizando diferentes plataformas disponibilizadas pela Receita Federal. As principais opções são:

  • Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para download no site da Receita;
  • Portal e-CAC, para quem possui conta gov.br com nível prata ou ouro;
  • Aplicativo "Meu Imposto de Renda", que permite o envio da declaração por celulares e tablets.