Em um recente ataque visando empresas envolvidas com criptomoedas, a Alphapo, uma processadora de pagamentos no setor, sofreu um golpe. Essa ação resultou no roubo de mais de US$ 23 milhões em Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Tron (TRX), o equivalente a mais de R$ 108 milhões.
Ainda não há muitos detalhes sobre o caso, o pesquisador ZachXBT disse que as carteiras foram violadas e os fundos roubados foram convertidos para ETH na rede Ethereum. Depois disso, foram transferidos para outras redes, como Avalanche e Bitcoin, através de pontes multichains.
Segundo a empresa de análise de dados blockchain PeckShield, os fundos roubados não se limitaram a Bitcoin, incluindo 6 milhões de Tether (USDT), 108 mil USD Coin (USDC) 2.500 ETH e 1,7 mil DAI (DAI). Além disso, foram identificados roubos de outros tokens, totalizando 100,2 milhões de Fasttoken (FTN) e 430 mil em TFL.io (TFL). Após o ataque, as criptomoedas foram transferidas para uma carteira e, posteriormente, movidas para outra, dificultando o rastreamento das transações.
Enquanto a Alphapo ainda não se manifestou oficialmente sobre o incidente, um de seus clientes, a HypeDrop, comunicou a suspensão dos saques em sua plataforma devido aos problemas enfrentados pela processadora. A HypeDrop assegurou que os fundos de seus usuários estão seguros, mas os depósitos pendentes não serão creditados até que as operações do fornecedor sejam normalizadas. Entre outros clientes notáveis da Alphapo estão as empresas Bovada e Ignition.
