Os Beatles lançaram, em 2 de novembro, o que eles estão chamando de sua "última música". A faixa, intitulada "Now and Then", foi produzida com o auxílio de sistemas de inteligência artificial (IA) para incluir os vocais do falecido John Lennon.
A música foi lançada pelo Universal Music Group e veio acompanhada por um pequeno documentário detalhando como a faixa foi criada.
No documentário, o diretor Peter Jackson, que trabalhou em "Get Back", um documentário sobre os últimos dias dos Beatles, explica como sua equipe desenvolveu um software que pode separar os vocais de Lennon do som do piano registrados na gravação original em fita cassete de "Now and Then" em uma demo do final da década de 1970.
Jackson disse que eles desenvolveram “uma tecnologia que nos permite pegar qualquer trilha sonora e dividir todos os diferentes componentes em faixas separadas com base em aprendizado de máquina”.
O coprodutor da faixa, Giles Martin, explicou que a IA pode ser ensinada a reconhecer vozes. "Então, se você e eu tivermos uma conversa e estivermos em uma sala lotada e houver um piano tocando ao fundo, podemos ensinar à IA qual é o som da sua voz, o som da minha voz, e ela poderá extrair essas vozes separadamente."
O filho de John Lennon, Sean Ono Lennon, comentou no documentário que seu pai "teria adorado o resultado porque ele nunca teve vergonha de experimentar novas tecnologias de gravação."