O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e o bilionário Elon Musk debateram os riscos e desafios da inteligência artificial (IA) em uma cúpula global realizada em Londres na última semana.
Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, foi um dos participantes mais proeminentes do evento, que também contou com a presença de líderes de 27 países, bem como de executivos de grandes empresas de tecnologia. Em sua conversa com Sunak, Musk alertou para os perigos potenciais da IA, comparando-a a um "gênio mágico" que pode ser usado para o bem ou para o mal.
"É um pouco como o problema do gênio mágico. Se você tem um gênio mágico que pode atender a todos os seus desejos, geralmente essas histórias não terminam bem. Cuidado com o que você deseja”, destacou.
Musk ao ser questionado sobre como os governos poderiam evitar os riscos disse que “acho que é bom que o governo desempenhe um papel quando a segurança pública está em risco; para a grande maioria dos softwares, a segurança pública não está em risco. Mas quando falamos de superinteligência digital, que de fato representa um risco para a população, então o governo tem um papel a desempenhar para proteger as pessoas”.