A crescente ameaça dos deepfakes de inteligência artificial (IA) ganhou novo destaque com as vozes de Tom Hanks e Zelda Williams. Ambos os artistas expressaram preocupação com a disseminação de conteúdos falsos criados por IA, usando suas imagens e vozes sem autorização.
Tom Hanks: vítima de deepfake com promoção de planos ddontológicos
O renomado ator Tom Hanks, conhecido por seus papéis icônicos em filmes como "Náufrago" e "O Resgate do Soldado Ryan," revelou que um deepfake de sua imagem foi usado para promover um plano odontológico, levando-o a se juntar ao coro de vozes alarmadas pelo uso indevido da tecnologia de IA.
Zelda Williams: preocupações com uso da voz de Robin Williams
No último domingo (1º), a filha do saudoso Robin Williams, Zelda Williams, utilizou sua plataforma no Instagram para condenar veementemente o uso de IA na recriação da voz de seu pai, um dos comediantes mais amados do mundo. Ela expressou sua preocupação com a falta de controle sobre o uso não autorizado das imagens e vozes de celebridades.
Este recente incidente surge apenas um mês após a notícia de que Tom Hanks, Anne Hathaway e Octavia Spencer teriam tomado medidas preventivas, supostamente criando avatares digitais de si armazenados em um banco de dados da Metaphysic, como uma precaução contra a produção não autorizada de deepfakes.
Informações obtidas pelo Decrypt.