Criptomoedas

União Europeia fará consulta popular para definir regras do mercado de criptomoedas

24 JUN 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h00
Crédito: Freepik

A UE lançou o MiCA - Markets in Crypto-Assets Regulation (Regulamento dos Mercados de Criptoativos), no último dia 16 de junho. Mas o que isso vai trazer de mudanças, na prática? Veja, agora, qual o planejamento da ESMA - European Securities and Markets Authority (Autoridade Europeia de Seguranças e Mercados), responsável pelo projeto.

Segundo o Conselho da União Europeia, essa é a primeira vez que o mercado cripto tem um quadro jurídico ao nível de UE. 

O MiCA vai proteger investidores, com o aumento da transparência e implementação de uma estrutura abrangente para emissores e provedores de serviços, conforme as regras de combate à lavagem de dinheiro. 

>>> Invista nas melhores criptomoedas que mais podem valorizar <<<

Regulamento dos mercados de criptoativos da UE prevê criação de regras em etapas

Segundo a ESMA, o Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA) quer definir regras de mercado uniformes da UE para criptoativos, e abrange criptoativos que não são atualmente regulamentados pela legislação de serviços financeiros existente.

As principais disposições para aqueles que emitem e negociam criptoativos (incluindo tokens de referência de ativos e tokens de dinheiro eletrônico) cobrem transparência, divulgação, autorização e supervisão de transações.

A nova estrutura legal apoiará a integridade do mercado e a estabilidade financeira, regulando as ofertas públicas de criptoativos e garantindo que os consumidores sejam mais bem informados sobre os riscos associados”.

Consulta popular antes de implementar medidas

O Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA) foi separado em dois níveis de medidas, 2 e 3, que se anteciparão à aplicação do novo regime. A previsão é de que as regras passem a valer entre 12 a 18 meses.

A Autoridade Europeia de Seguranças e Mercados tem um planejamento para consultas populares sobre uma série de normas técnicas a serem publicadas em três pacotes. Essas consultas serão usadas para formular rascunhos de medidas nos níveis 2 e 3.

Em seguida, as regras elaboradas passarão pela aprovação da Comissão Europeia, Conselho da UE e pelo  Parlamento Europeu.

O primeiro pacote deverá ser lançado em julho de 2023, o segundo em outubro e o terceiro e último, no prazo de 18 meses, e a publicação deverá ser feita no primeiro trimestre de 2024.
Os temas podem incluir divulgação de informações para investidores, requisitos de governança e regras de transparência comercial, metodologias e apresentação de indicadores de sustentabilidade e impactos adversos no clima, regras de proteção ao investidor e regras para combater o abuso de mercado.

>>> Invista nas melhores criptomoedas que mais podem valorizar <<<  

Novas criptomoedas para investir com pouco recurso

As novas criptomoedas, chamadas de altcoins, são uma alternativa para quem quer investir no mercado de criptoativos com menos recursos, isso porque, durante as pré-vendas, os valores dos tokens são menores. Conheça algumas dessas opções:

Quando os projetos continuam na pré-venda, os investidores entram nos projetos ainda em fase de desenvolvimento, e em troca, recebem o benefício de obter maiores lucros, já que compram os tokens a um preço mais baixo.

Clique aqui e saiba mais sobre cada uma dessas criptos.

Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.