Golpes na Threads com falsos tokens atingem os usuários
Kaspersky identifica mais de 200 links suspeitos relacionados a golpes na Threads
26 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h26O Threads, a nova rede social do Mark Zuckerberg, ganhou 100 milhões de usuários em apenas cinco dias. Porém, a rede também registrou um alto índice de golpes. Segundo relatório produzido empresa de segurança cibernética Kaspersky, foram rastreados mais de 200 links suspeitos relacionados à Threads, utilizados por golpistas para enganar possíveis vítimas.
Entre os golpes identificados pela Kaspersky estão os projetos falsos "Threadscoin" e "Threadstoken", que tentam se passar como tokens oficiais associados à plataforma. Por meio de promessas dizendo ser um token “estável” e “acessível”, Threadstoken direcionava pessoas para uma plataforma de venda de tokens, incentivando-as a investir dinheiro para receber a suposta quantia correspondente do novo token em suas carteiras digitais. Entretanto, isso se trata somente de uma farsa e as vítimas não recebem nada em troca.
A Kaspersky descobriu uma diversidade de golpes sendo aplicados no Threads. Alguns deles utilizam táticas de phishing, oferecendo a venda de seguidores para perfis na rede social como isca para roubar logins e senhas dos usuários. A empresa identificou que os criminosos também aproveitaram do fato da rede social não estar disponível para desktop.
Outro golpe que encontrou espaço para se propagar na Threads é conhecido como o "golpe da Shein". Nesse esquema, os criminosos oferecem um salário tentador de R$ 12 mil para pessoas que curtirem e comentarem posts na nova rede social, desde que a vítima compre uma licença do aplicativo "Threads Lucrativo" por R$ 147.