Real digital

Banco Central anuncia DREX como nome oficial da nova moeda digital do Brasil

Projeto pretende permitir que entidades autorizadas criem CDBCs e facilitem operações financeiras

7 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h06
Divulgação: Banco Central

O Banco Central do Brasil revelou na tarde desta segunda-feira (7) oficialmente o nome da sua nova moeda digital: DREX, abreviação para "Digital Real Exchange". Anteriormente conhecida como Real Digital, a CBDC brasileira terá o nome de DREX em sua implementação.

O anúncio foi feito em uma transmissão no YouTube da instituição, que contou com a participação de Fábio Araújo, coordenador do projeto Real Digital, e Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do departamento de tecnologia e informação do BC.

O projeto do DREX pretende permitir que entidades autorizadas criem a Central Bank Digital Currency (CBDC) e facilitem a realização de operações financeiras, como a compra e venda de títulos do tesouro público, entre pessoas físicas de forma ágil e segura.

Uma das principais características do DREX será a disponibilidade do Real Tokenizado, que representará a forma digital da moeda e será utilizado pelos cidadãos em suas transações cotidianas. Vale ressaltar que essa representação digital será exclusivamente manuseada pelas autoridades financeiras autorizadas, garantindo assim a integridade e a confiabilidade do sistema.

A implementação do DREX representa um marco importante para o setor financeiro brasileiro, já que a moeda digital do Banco Central terá o potencial de trazer mais eficiência e inclusão financeira para a economia. Com a adoção da CBDC, espera-se uma redução significativa nos custos e no tempo de processamento de transações, bem como uma maior acessibilidade aos serviços financeiros para a população em geral.