PayPal

Stablecoin do PayPal pode beneficiar o Ethereum (ETH), afirma JP Morgan

Líder em serviços financeiros diz que o PYUSD pode preencher lacuna da Binance USD (BUSD)

8 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h05
Foto: Reprodução (Marques Thomas / Unsplash)

O lançamento da stablecoin  PYUSD do PayPal nesta semana movimentou o mundo dos ativos digitais. De acordo com análises do J.P. Morgan, líder global em serviços financeiros, afirmou que a nova stablecoin poderia beneficiar o Ethereum (ETH) ao impulsionar o valor total bloqueado na rede. 

O analista do J.P. Morgan,  Nikolaos Panigirtzoglou, explicou que esse movimento poderia aumentar a atividade na rede Ethereum e aprimorar sua utilidade como uma plataforma para stablecoins e finanças descentralizadas (DeFi). “Em outras palavras, mais empresas seriam encorajadas no futuro a escolher a blockchain Ethereum (ou suas plataformas de camada 2) para seus stablecoin ou projetos descentralizados.", comentou Panigirtzoglou. 

Esse benefício também poderia acontecer porque a PYUSD poderia ocupar o espaço deixado pelo recuo de US$ 20 bilhões da stablecoin BUSD da Binance. Para o analista, caso o PYUSD prencha esse espaço, o Valor Total Bloqueado (TVL) do ecossistema DeFi mudaria da Binance Smart Chain para a blockchain Ethereum (ou suas plataformas de camada 2)”.

Apesar dessas perspectivas positivas, algumas vozes dentro do ecossistema cripto levantaram preocupações sobre a escolha do Ethereum como base para a stablecoin do PayPal. Especialistas apontaram para as altas taxas de transação na rede Ethereum, que poderiam dificultar o uso do PYUSD devido às potenciais taxas de gás excessivas.

O co-fundador da Sei Network, Jayendra Jog, afirmou que "para melhorar a experiência do usuário, o PayPal precisará subsidiar os custos de transação ou ajudar a oferecer suporte ao PYUSD em outras redes com taxas de gás mais baratas".