Criptomoedas

Fundador do ChatGPT diz que "muitos empregos vão desaparecer com IA"

9 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h00
Foto: Priscilla Du Preez/ Unsplash

A declaração do cofundador da OpenAI (proprietária do ChatGPT), Sam Altman, foi dada durante sua passagem pelo Brasil, no mês passado, quando participou do evento “O Futuro da IA e o Brasil”, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Ao ser questionado sobre o impacto negativo da IA para os empregos, Altman disse que é possível regulamentar a IA, mas é impossível evitar que esse avanço aconteça, como publicado no G1:

"Achamos que muitos empregos vão desaparecer [com a IA], isso acontece em toda revolução tecnológica, mas muitos empregos vão melhorar. Em geral, eu acho que vamos ver impacto em todos os lugares. A sociedade pode regulamentá-la, mas não vai impedir isso de acontecer".

Avanços tecnológicos e perfil do consumidor geram mudanças no mercado de trabalho

O relatório O Futuro do Trabalho 2023, elaborado pela Fundação Dom Cabral, aponta para as consequências dos avanços tecnológicos sobre os empregos. O documento traz uma lista de profissões que estão em alta e outras que podem desaparecer nos próximos anos.

Além da tecnologia, também interferem para o surgimento de novos postos de trabalho, nessa nova conjuntura, a mudança do perfil do consumidor e a transição verde.

Já como ameaça aos postos atuais estão o aumento do custo de vida, desaceleração do crescimento econômico e tensões geopolíticas.

83 milhões de empregos extintos

O resultado da pesquisa prevê que 69 milhões de empregos serão criados e 83 milhões serão extintos.

O objetivo do estudo é acompanhar o impacto da 4ª Revolução Industrial no mercado de trabalho. O Futuro do Trabalho 2023 oferece insights sobre essas transformações no cenário 2023-2027, como divulgado no site da FDC: 

“Ao todo, 23% das ocupações devem se modificar até 2027. Em uma base de dados que analisa 673 milhões de postos de trabalho há, neste período, a expectativa de 69 milhões de empregos criados, liderados principalmente pela transição verde e pela transformação tecnológica, mas neste mesmo período 83 milhões postos serão eliminados. Isso corresponde a uma redução líquida de 14 milhões de postos de trabalho, ou 2% do emprego atual”.

Entre os empregos que mais ganham espaço estão: especialistas em Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina, especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação, mas quando se trata de números absolutos, a pesquisa mostra destaque para: educação, agricultura e comércio digital.

O que dizem os executivos das empresas

Para os executivos ouvidos na pesquisa, as tecnologias que mais têm campo nas empresas são: Big data, computação em nuvem e IA. 

“Mais de 75% das empresas estão procurando incorporar essas tecnologias nos próximos cinco anos. O impacto líquido da maioria das tecnologias, segurança cibernética e da transição verde nos empregos é positivo nos próximos 5 anos”.

Criptografia está entre maiores oportunidades

Quando se trata da pesquisa qualitativa aplicada no Brasil, veja quais as tecnologias mais promissoras:

Big data, plataformas e aplicativos digitais, tecnologias de educação (LMS – learning management systems), criptografia e segurança cibernética, e tecnologias de suporte e facilitação do comércio digital.

E é aqui que entram os projetos de criptomoedas, que abrangem quase todas essas tecnologias e ainda a IA. Como exemplo, podemos citar o yPred, que gera análises para os investidores. 

O  yPredict é uma plataforma que reúne várias funcionalidades e usa a IA para dar mais confiabilidade e mais precisão às previsões de preço de criptomoedas.

A plataforma desenvolve um ecossistema, que oferece um suporte confiável de previsão de preços de criptomoedas promissoras para o investidor saber onde deve colocar sua atenção.

O $YPRED encontra-se em pré-venda no momento, que é quando os investidores participam da arrecadação de fundos, comprando tokens a um valor mais baixo, antes do lançamento em bolsas da Web.03.

Lista das 10 profissões mais promissoras:

1. Especialistas em IA e aprendizagem de máquina

2. Especialista em sustentabilidade

3. Analista em inteligência de negócios

4. Analista de Segurança da Informação

5. Engenharia de Fintechs

6. Cientistas e analistas de dados

7. Engenharia de robótica

8. Especialista em Big Data

9. Operadores de equipamentos agrícolas

10. Especialistas em transformação digital

Mas as oportunidades vão além dessa lista. Conheça outras profissões que também estão bem colocadas para o futuro:

• Mecânicos e reparadores de máquinas

• Profissionais de desenvolvimento de negócios

• Operários de construção em estrutura metálica

• Professores universitários e do ensino superior

• Engenheiros eletrotécnicos

• Trabalhadores de chapas e estruturas metálicas, moldadores e soldadores

• Professores de educação especial

Lista com 10 profissões que podem desaparecer

Mas se você quiser saber quais os riscos do mercado de trabalho, é bom checar a lista dos empregos que podem sumir, segundo a Fundação Dom Cabral:

1. Caixas de banco e funcionários relacionados

2. Funcionários dos Correios

3. Caixas e cobradores

4. Escriturários de entrada de dados

5. Secretários administrativos e executivos

6. Assistentes de registro de produtos e estoque

7. Escriturários de contabilidade

8. Legisladores e oficiais judiciários

9. Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros

10. Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados

É ideal que os profissionais estejam atentos a essas mudanças e, talvez, não seja o caso de mudar de área, mas adaptar às mudanças a sua produção atual.

Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.