Libbitcoin Explorer apresenta falhas e diminui segurança em carteiras dos usuários
Pesquisadores apontaram os erros e indicaram os perigos da falha
10 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h13Uma falha de segurança no Libbitcoin Explorer, um utilitário de linha de comando para operações relacionadas ao Bitcoin (BTC), pode ter exposto milhões de dólares em criptomoedas. Esse erro foi detectado na quarta-feira (10) e o escritor técnico de BTC, David Harding, disse que os fundos estão em riscou ou já foram roubados.
Na quarta-feira (9), os pesquisadores Anton Livaja e Ryan Haywood destacaram os danos causados por uma vulnerabilidade na Libbitcoin, destacando que indivíduos mal-intencionados descobriram e exploraram essa falha para desviar fundos de carteiras. Eles ainda indicaram o "Mastering Bitcoin", um guia para desenvolvedores entenderem o funcionamento da criptomoeda, que recomenda o uso do comando "bx seed".
O "bx seed" é usado na Libbticoin para geração de número aleatórios na criação das carteiras. Porém, os pesquisadores alertaram que é preciso uma “fonte de números grandes e impossíveis de adivinhar.”, caso isso não aconteça, a segurança da carteira é comprometido.
A equipe da Libbitcoin contestou essas descobertas, apresentando diferentes perspectivas sobre o problema. Segundo as investigações dos pesquisadores, o roubo principal ocorreu por volta de julho de 2023, embora as violações iniciais possam ter começado em menor escala desde maio de 2023. Entretanto, os investigadores não identificaram quem está por trás desses roubos.