DREX

Banco Central anuncia que transações fraudulentas do DREX poderão ser revertidas

Medida só será possível se o dinheiro continuar no formato digital

21 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 17h36
Foto: Reprodução (Daniel Dan/ Unsplash)

O Drex, a moeda digital do Brasil, terá um mecanismo para reverter transações apontadas pela Justiça como fraudulentas. A informação foi confirmada pelo Banco Central (BC) em uma live desta segunda-feira (21).


O chefe-adjunto do departamento de tecnologia e informação do BC, Aristides Cavalcanti, confirmou que mesmo vítimas de golpes e pirâmides financeiras poderão ter seus investimentos recuperados. A reversão poderá ser feita mesmo que o dinheiro passe por várias contas. 

 

Cavalcanti ressaltou que esse processo só acontecerá se o dinheiro envolvido permanecer em formato digital. “Se esse dinheiro estiver em formato digital e com uma ordem judicial, os bancos poderão reverter as transações. A reversão poderá ser feita, mesmo que o dinheiro passe por 10 ou 15 contas”, reforçou Cavalcanti.

 

Esse processo acontece de forma semelhante com o PIX, já que quando o digital é transformado para o físico a operação se torna irreversível. Porém, para o coordenador do Real Digital, Fábio Araújo, a situação é um pouco diferente, o que dificulta esses golpes. 

 

“No entanto, o Real Digital traz uma novidade que dificulta muito para quem quiser usar para fraudes: todo o histórico de transações estará nos registros da Distributed Ledger Technology (DLT) e poderão ser acompanhados pela Justiça e pelos reguladores”, confirmou Araújo. 

 

O Banco Central também esclareceu que não terá o poder de congelar contas e fundos no Real Digital. Essa medida só poderá ser tomada pela Justiça, mediante ordem judicial, do mesmo modo que acontece atualmente.