CBDC

Bancos brasileiros realizam primeira transação interbancária com Drex

Itaú Unibanco e BTG Pactual participaram da transferência que ocorreu conforme os padrões estabelecidos

31 AGO 2023 • POR Ana Beatriz Rodrigues • 14h53
Foto: rafapress / Portal EdiCase

O Itaú Unibanco e o BTG Pactual realizaram com sucesso a primeira transferência interbancária com tokens do Drex, na quarta-feira (30). A transação ocorreu em cinco segundos e conforme os padrões estabelecidos pelo Banco Central (BC).

 


Essa transação foi possível porque tanto o Itaú quanto o BTG já tinham seus nós validadores na blockchain Hyperledger Besu. Essa blockchain foi escolhida pelo BC para o lançamento do Drex. O chefe da área de Digital Assets do BTG, André Portilho, em entrevista ao Valor, afirma que “a beleza da rede é que nem todos os nós para funcionar. Os nós já podem interagir”.

 


Nesta etapa do projeto, os 16 participantes dos testes precisam instalar os nós na blockchain. Assim eles conseguiram os tokens dos três ativos que o o BC procura tokenizar. Até o momento, apenas 10 consórcios participantes dos testes com o já instalaram seus nós.

 


A transação realizada pelo Itaú e pelo BTG foi simbólica, mas marca um importante passo no desenvolvimento do Drex. O próximo passo é testar a capacidade da blockchain de lidar com milhares de transações simultâneas. A privacidade da rede também será analisada.