Juiz de Londres determina que operadores do Bitcoin.org revelem identidade
Decisão reforça exigência para evitar maiores taxas na disputa de direitos autorais
19 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h10A recente disputa judicial de direitos autorais envolvendo o site Bitcoin.org e o autoproclamado inventor do Bitcoin (BTC), Craig Wright, abordou a necessidade de identificação dos operadores do site. O juiz do Tribunal Superior de Londres decidiu, na segunda-feira, manter uma decisão anterior que exige que os operadores, incluindo o pseudônimo Cøbra, revelem sua identidade como parte do processo legal.
A controvérsia começou quando Wright entregou documentos legais a Cøbra, em abril de 2021, referentes aos direitos autorais do whitepaper do BTC, o renomado manifesto da criptomoeda. Wright, um cientista da computação australiano que afirma ser o autor por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto, acusou os operadores do site Bitcoin.org de violar seus direitos ao disponibilizar o white paper online. Wright sustentou que, como Satoshi, ele detinha os direitos autorais do manifesto Bitcoin.
Quando Cøbra não compareceu ao tribunal em resposta à ordem de retirada do white paper do site, um juiz determinou a remoção do documento. Posteriormente, assim que a empresa contestou a solicitação de Wright de 568.516,42 libras (cerca de US$ 704,5 mil) em honorários advocatícios, um juiz do Tribunal Superior de Londres decidiu, em novembro, que, para responder sobre os custos associados, Cøbra teria que se identificar.