Comissão Europeia investe 800 mil euros para avaliar impacto ambiental das criptomoedas
Estudo busca desenvolver padrões e políticas para mitigar danos à natureza causados pela tecnologia blockchain
28 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h54A Comissão Europeia anunciou na última terça-feira (26) um contrato no valor de 800 mil euros (cerca de US$ 842 mil) para combater o que ela descreve como "danos significativos" causados pela criptografia ao meio ambiente.
Este estudo, cujas licitações serão encerradas em 10 de novembro, visa criar padrões que servirão como base para potenciais políticas futuras da União Europeia (UE) para reduzir o impacto da tecnologia blockchain nas mudanças climáticas, bem como estabelecer novos rótulos de eficiência energética para as redes blockchain.
Os legisladores da UE estão cada vez mais preocupados com o mecanismo de consenso de prova de trabalho, notório por seu alto consumo de energia e é fundamental para o funcionamento de blockchains, como o Bitcoin (BTC). A busca por alternativas mais ecológicas e sustentáveis tem sido uma prioridade para a União Europeia em seu esforço para lidar com as questões ambientais relacionadas.
O estudo encomendado pela UE, com uma duração de um ano, abordará uma série de preocupações ambientais, incluindo o uso de água, gestão de resíduos e impacto nos recursos naturais causado pela tecnologia blockchain. Além disso, a pesquisa também se concentrará na análise do consumo de energia associado à criptomoeda.