Bitcoin

Bancos centrais trabalham em sistema para rastrear fluxos internacionais de Bitcoin (BTC)

Plataforma combina dados de exchanges e blockchains para fornecer insights sobre movimentações do ativo

4 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h36
Foto: Reprodução (frimufilms / Freepik)

Três grandes instituições financeiras estão desenvolvendo um sistema para rastrear ativamente os fluxos internacionais de Bitcoin. O projeto, chamado Atlas, é um esforço colaborativo entre o Banco de Compensações Internacionais (BIS), o banco central da Alemanha e o banco central dos Países Baixos.

 


O objetivo do Atlas é distribuir dados personalizados sobre fluxos entre fronteiras para bancos centrais e reguladores financeiros. Segundo relatório publicado nesta quarta-feira (4), a plataforma combina dados blockchains públicos coletados por nós e dados de exchanges. 

 

 

Os fluxos de ativos entre diferentes locais serão rastreados pelo sistema, como um proxy para movimentos de capital transfronteiriços. Porém, o documento afirma que esses dados podem ser imprecisos, já que as carteiras podem possuir natureza anônima, sem a localização do usuário. 

 

 

"É necessário que os bancos centrais e reguladores financeiros obtenham conhecimento em primeira mão dos mercados de ativos criptográficos e DeFi, e há uma escassez de dados confiáveis e personalizados para tais fins", escreveu a equipe. Eles acrescentam que os “ decisores políticos devem compreender os dados subjacentes que alimentam os indicadores agregados para tomarem decisões bem informadas”.

 

 


O relatório também falos sobre a vulnerabilidades expostas em projetos DeFi por meio da exploração Curve Finance e o colapso da stablecoin da Terra Luna. A plataforma possui painéis que mostram representações visuais da agregação de dados e dos resultados da análise.