Google pede rejeição de ação coletiva por coleta de dados para IA
Empresa alega necessário usar dados públicos para treinar seus chatbots
18 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h54O Google entrou com um pedido de rejeição de uma ação coletiva proposta que acusa a empresa de violar a privacidade e os direitos de propriedade de milhões de usuários da internet ao coletar dados para treinar seus modelos de inteligência artificial (IA).
O pedido, protocolado em 17 de outubro em um Tribunal Distrital da Califórnia, destaca que o Google precisa usar dados públicos para treinar seus chatbots de IA, como o Bard. A empresa diz que essas alegações são baseadas na falsa premissa de que está "roubando" as informações que são compartilhadas publicamente na internet.
"Usar informações publicamente disponíveis para aprender não é roubar", disse o Google na moção. "Nem é uma invasão de privacidade, conversão, negligência, concorrência desleal ou violação de direitos autorais."
O Google ressaltou “usaria um martelo não apenas nos serviços do Google, mas na própria ideia de IA gerativa”. Essa ação foi aberta em julho desse ano por oito indivíduos, que afirmar que direitos de privacidade e propriedade foram violados sob uma mudança na política de privacidade do Google uma semana antes do processo ser aberto.