Bitcoin

Caixas eletrônicos de Bitcoin (BTC) atingem menor nível em 2 anos

Declínio das máquinas está relacionada a preocupações sobre uso de criminosos

19 OUT 2023 • POR Carlos Borges • 15h11
Foto: John Paul Cuvinar/ Unsplash

De acordo com a AltIndex, a quantidade de caixas eletrônicos de Bitcoin (BTC) instalados caiu para 32.500 unidades, uma redução significativa de 7 mil máquinas, representando uma queda de 17%, desde o final do ano passado. Esse declínio é notável, especialmente considerando que o final de 2021 registrou um aumento para 34,5 mil máquinas em todo o mundo.

 

Os Estados Unidos, que abrigam o maior número de caixas eletrônicos BTC, sofreram a maior queda, com um total de aproximadamente 26,7 mil máquinas no país. Ainda assim, a maior economia do mundo se mantém na liderança, com quase 18 vezes o número de máquinas instaladas em comparação com toda a Europa, que conta com cerca de 1,5 mil.

 

A AltIndex aponta que esse declínio acentuado está associado a preocupações crescentes sobre o uso potencialmente criminoso dessas máquinas. Por exemplo, golpistas utilizam a estratégia de anunciar produtos à venda em plataformas como o eBay e, em seguida, instruem os compradores a depositar fundos em uma carteira Bitcoin específica por meio de caixas eletrônicos. Esses criminosos desaparecem após o depósito e deixam as vítimas em prejuízo.