Tokenização

HSBC anuncia serviço de custódia de ativos digitais em parceria com especialista suíço

Banco global expande sua oferta de ativos digitais com foco em títulos tokenizados para clientes institucionais

8 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h13
Foto: Jose Ortega Castro/ Unsplash

O HSBC, um dos maiores bancos do mundo, revelou seu plano de lançar um serviço de custódia de ativos digitais destinado a clientes institucionais em colaboração com a Metaco, uma especialista suíça em custódia de criptomoedas

 

A novidade está programada para entrar em operação em 2024, complementando o HSBC Orion, a plataforma do banco com sede em Londres dedicada à emissão de ativos digitais. Além disso, o banco introduziu recentemente uma oferta para ouro físico tokenizado. Combinadas, essas plataformas formarão uma solução completa de ativos digitais direcionada a clientes institucionais, como informou o HSBC em um comunicado oficial.

 

Em um movimento que pode refletir uma nova tendência, bancos e instituições financeiras em todo o mundo levantam ativos reais (conhecidos como RWA, ou Real World Assets) para o universo dos blockchains, abrangendo desde livros-razão privados até redes públicas, como a Ethereum. Esse processo é conhecido como tokenização, e ganha força à medida que reguladores em diversos países expressam interesse em explorar sua aplicação para produtos de renda fixa, câmbio e gestão de ativos.

 

O HSBC esclareceu que seus planos de custódia estão, por enquanto, direcionados a "títulos tokenizados emitidos em plataformas de terceiros". Isso inclui títulos tokenizados compatíveis com blockchains privadas e/ou públicas, bem como produtos estruturados tokenizados. Vale destacar que a iniciativa não abrange a custódia de criptomoedas ou stablecoins.