Restrições de exportação de chips de IA dos EUA influencia mercado chinês
Nvidia lança novos chips e empresas chinesas recorrem a alternativas nacionais
9 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h26As restrições de exportação de chips de inteligência artificial (IA) dos Estados Unidos à China continuam a gerar impacto no mercado chinês. Em outubro de 2022, os EUA impuseram restrições iniciais às exportações de chips de IA de alto desempenho, proibindo a venda de produtos de empresas como Nvidia e AMD.
Um ano depois, em outubro de 2023, o governo dos EUA anunciou uma expansão dos controles. Com o intuito de "reforçar" as regras anteriores, todos os modelos de chips seriam embargados do mercado chinês.
A última expansão das restrições afetou também o mercado de jogos, pois um dos principais chips da Nvidia, o L40S, passou a ser proibido de ser exportado para a China. Apesar das restrições, a Nvidia tem planos de lançar novos chips para a China.
Além disso, as companhias chinesas têm procurado empresas locais para suprir suas demandas por chips de inteligência artificial. A Reuters informou, na terça-feira (7), que a empresa de tecnologia chinesa Baidu havia encomendado chips de IA da Huawei em agosto.