CBDC

Drex, moeda digital do Brasil, causa evasão de funcionários do Banco Central

Movimento de saída recebeu apelido de Drexit

9 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h50
Foto: rafapress / Portal EdiCase

O avanço da moeda digital do Brasil, o Drex, está causando a evasão de funcionários do Banco Central (BC), revelou a Folha na semana passada. O movimento ganhou o apelido de "Drexit", uma junção das palavras Drex e Brexit, movimento que levou à saída do Reino Unido da União Europeia.

 

 

A saída de funcionários do BC ocorre porque as empresas estão cada vez mais interessadas no potencial dos tokens RWA e em como eles podem mudar a economia nacional por meio do Drex. As empresas estão oferecendo altos salários e cargos de liderança a funcionários do BC para que eles coordenem a transformação digital do setor privado.

 

 

A Folha cita Bruno Batavia como exemplo dessa situação. Ele trabalhava no desenvolvimento do Drex e deixou o BC para assumir um cargo na gestora Valor Capital. Outra situação é que os funcionários do BC estão saindo do banco para trabalhar em outras repartições públicas com salários melhores, como a Câmara dos Deputados.

 

 

A presidente da ANBCB (Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil), Natacha Rocha, disse haver um senso comum errado sobre os salários dos funcionários da instituição. "Em relação a carreiras congêneres, a gente ganha menos. É o caso da Receita Federal e da própria Procuradoria, que trabalha junto com os analistas do Banco Central e ganha mais, tendo aberto essa assimetria desde 2016", completou.