CBDC

Legisladores do Reino Unido recomendam cautela na introdução de libra digital em novo relatório

Comitê do Tesouro da Câmara dos Comuns destaca preocupações sobre estabilidade financeira e privacidade

4 DEZ 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h50
Crédito: Freepik

Conforme os investigadores do Reino Unido continuam a investigar como uma libra digital poderia funcionar, os legisladores estão aconselhando o Banco da Inglaterra e o Tesouro de Sua Majestade a serem cautelosos ao considerar a introdução de uma moeda digital do banco central (CBDC).

 

 

Um relatório recente do Comitê do Tesouro da Câmara dos Comuns destacou uma série de preocupações sobre uma libra digital, incluindo a estabilidade financeira e a privacidade. Os legisladores escreveram que “Um dos riscos mais citados foi o da 'desintermediação bancária' – isto é, a mudança de depósitos mantidos em bancos por libras digitais”.

 

 

“Em períodos de tensão no mercado financeiro, a capacidade de mudar rápida e facilmente para libras digitais poderia acelerar a retirada de depósitos dos bancos – a chamada ‘corrida aos bancos ’ – e, assim, aumentar o risco de falências bancárias”, destacaram. Além disso, o relatório se preocupou com o aumento das taxas de juros mais elevadas em empréstimos bancários. 

 

 

Os legisladores também destacaram as preocupações com a privacidade. “O documento de consulta do Banco da Inglaterra e do Tesouro afirma que a libra digital não seria anônima porque a capacidade de identificar e verificar os usuários é necessária para prevenir o crime financeiro”, afirmava o relatório.

 

 

O Banco da Inglaterra e o Tesouro de Sua Majestade afirmaram que responderiam ao relatório do Comitê do Tesouro "em breve". Eles também divulgarão um documento de consulta conjunta sobre os próximos passos para o Reino Unido e uma libra digital.