Regulador do Reino Unido investiga fusão potencial entre Microsoft e OpenAI
Investigação avaliará se parceria constitui "aquisição de controle"
8 DEZ 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h55O regulador do Reino Unido, a Competition and Markets Authority (CMA), anunciou nesta sexta-feira (8) que está considerando iniciar uma investigação de fusão sobre a colaboração de vários bilhões de dólares da Microsoft com a OpenAI.
A investigação do Reino Unido sobre a parceria entre o ChatGPT e a Microsoft foi anunciada após a divulgação de que a gigante tecnológica dos Estados Unidos teria um assento no conselho sem direito a voto da empresa. O exame avaliará se a colaboração constitui uma "aquisição de controle", o que implicaria que a Microsoft teria influência sobre a Inteligencia Artificial (IA).
"À luz desses desenvolvimentos, a CMA está agora emitindo um inquérito de fusão para determinar se a parceria Microsoft/OpenAI, incluindo desenvolvimentos recentes, resultou em uma situação de fusão relevante e, em caso afirmativo, o potencial impacto na concorrência", informou o órgão regulador em comunicado.
A Microsoft, por sua vez, não concordou com essa posição. ". A única coisa que mudou é que a Microsoft agora terá um observador sem direito a voto no conselho da OpenAI", disse Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft.