DeFi

Identidades descentralizadas com provas de conhecimento zero podem proteger refugiados, diz ONU

Tecnologia pode facilitar a migração e acesso a documentação

22 DEZ 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 11h35
Crédito: Freepik

A identidade descentralizada com provas de conhecimento zero (ZK-proofs) pode ser uma solução para garantir a segurança dos refugiados, afirma o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

 

A tesoureira da Divisão de Gestão Financeira e Administrativa do ACNUR, Carmen Hett, disse que a tecnologia ZK-proofs pode ajudar os refugiados a provar sua identidade de forma segura e confidencial, mesmo quando atravessam fronteiras.

 

 

"Imagine-se como um refugiado atravessando fronteiras; nem todas as leis de todos os países são iguais, portanto, a chave é [ter] um sistema que possa garantir que a identidade seja realmente segura e protegida para as pessoas em situação de risco", explicou Hett.
 

 

 

Em discurso em um painel de discussão na semana passada, Hett pode garantir a segurança dos refugiados. "No contexto dos refugiados, a identidade, a proteção de dados, a garantia de que não há fronteiras, a criação de confiança, a garantia de que podemos implementar provas de conhecimento zero, há muitas técnicas para tornar tudo isso ainda mais seguro."

 

 

As ZK-proofs são um protocolo que permite que uma parte prove a veracidade de uma declaração para outra parte sem a necessidade de compartilhar nenhum conteúdo da declaração. No contexto dos refugiados, isso significa que um refugiado poderia provar sua identidade sem ter que compartilhar sua documentação original com o verificador.