Blockchains

Aplicativo usa blockchain para autenticar fotos e vídeos e combater fake news

Nodle Click permite que usuários registrem arquivos em blockchain em poucos passos

28 DEZ 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 11h16
Crédito: Freepik

A Nodle, uma blockchain criada no ecossistema da Polkadot, anunciou no dia 13 de dezembro o Click, um aplicativo para autenticar fotos e vídeos por tecnologia blockchain. O objetivo é evitar a propagação de informações falsas, um problema cada vez mais grave no mundo digital.

 

 

O Clicke autentica fotos e vídeos registrados com o dispositivo em que ele está instalado. O processo é simples: basta tirar uma foto ou gravar um vídeo, e então assinar uma prova de autenticidade na Nodle. A assinatura é feita usando a tecnologia blockchain, que garante a integridade e a autenticidade do arquivo.

 

 

A autenticação do conteúdo com selo de verificação permite o seu compartilhamento com outras pessoas. A tecnologia ContentSign, lançada pela Nodle em março deste ano, possibilita o registro de arquivos em blockchain de forma simples, através de smartphones.

 

 

Uai, embaixador da Nodle, explica que o Click só pode autenticar conteúdos registrados pelo dispositivo em que ele está instalado. O ContentSign, tecnologia usada pelo aplicativo, registra os dados do dispositivo, como fabricante, modelo e número de série. “No caso do aplicativo instalado no smartphone, ele irá reconhecer as capturas da câmera do dispositivo”, ressalta.

 

 

O Click está em fase de testes e só pode ser usado por quem se inscrever em uma lista de espera no aplicativo. Durante a fase de testes, o uso do aplicativo é gratuito. 

 

 

No entanto, é possível que um custo seja cobrado após o lançamento oficial. O registro do primeiro arquivo em blockchain através do aplicativo da Nodle custa 100 tokens NODL, ou R$ 3,60 na cotação atual. Os registros seguintes são mais baratos.