Stablecoins

USDT da Tether é apontada como método de pagamento para lavagem de dinheiro e fraudes

Relatório da ONU alerta para uso da stablecoin em plataformas de jogos de azar online e golpes

15 JAN 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h21
Foto: DrawKit Illustration / Unsplash

As Nações Unidas alertaram nesta segunda-feira (15) que a stablecoin USDT, da empresa Tether, é usada para lavagem de dinheiro e fraudes no Sudeste Asiático. 

 

 

O relatório da ONU afirma que as plataformas de jogos de azar online, especialmente aquelas que operam ilegalmente, são um dos veículos mais populares para lavadores de dinheiro baseados em criptomoedas. A ONU também sugere que a USDT tem sido utilizada em fraudes clandestinas, como golpes românticos conhecidos como “abate de porcos”. 

 

 

Em novembro de 2023, a Tether revelou que, em parceria com o Departamento de Justiça dos EUA, ajudou a congelar cerca de US$ 225 milhões em USDT em carteiras externas autocustódias. Os fundos estavam ligados a um grupo internacional de tráfico humano no Sudeste Asiático. 

 

 

O relatório da ONU também destacou que as agências de aplicação da lei interromperam várias redes de lavagem de dinheiro que usaram o Tether para transferir fundos ilícitos nos últimos anos. 

 

 

Por exemplo, em agosto de 2023, as autoridades de Singapura desmantelaram uma rede dessas. A operação resultou na recuperação de cerca de US$ 735 milhões em dinheiro e criptomoedas.