Blockchain

Solana (SOL) reinicia rede após interrupção de cinco horas

Falha impediu realização de transações na rede

6 FEV 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h16
Foto: Reprodução (GuerrillaBuzz / Unsplash)

A rede Solana, uma plataforma blockchain de Camada 1, foi reiniciada com sucesso após uma interrupção de cinco horas que afetou sua mainnet beta na terça-feira (6). A falha, que começou por volta das 9h53 UTC (6h53 no horário de Brasília), impediu a realização de transações na rede. 

De acordo com um relatório de incidente publicado pela Solana, a produção de blocos foi retomada às 14h57 UTC (11h57 no horário de Brasília) após a implementação de uma atualização para a versão v1.17.20 e uma reinicialização do cluster pelos operadores validadores. 

“Os engenheiros continuarão monitorando o desempenho à medida que as operações de rede são restauradas ”, acrescentou a rede. “A interrupção começou aproximadamente às 09h53 UTC, com duração de 5 horas. Os principais contribuidores estão trabalhando em um relatório de causa raiz, que será disponibilizado assim que concluído”. 

A causa da interrupção ainda está sendo investigada, mas Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, acredita que o problema possa estar relacionado ao mecanismo "Berkley Packet Filter" (BPF) utilizado pela Solana para implantar atualizações e executar programas. 

“Isso parece estar relacionado a uma SMID (Proposta de Melhoria de Solana) anterior que alterou alguns dos recursos, incluindo a adição de um bloqueador para impedir que metadados fossem usados no BPF porque não eram mais necessários”, argumentou Sigel.