SEC

VanEck multado em US$ 1,75 milhão pela SEC por não divulgar influenciador em lançamento de ETF

Empresa também não mencionou estrutura de taxas de licenciamento

16 FEV 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h26

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) multou a VanEck, empresa de investimentos que emite fundos negociados em bolsa (ETFs), em US$ 1,75 milhão por não divulgar o papel de um influenciador de mídia social no lançamento do ETF VanEck Social Sentiment (BUZZ). 

A SEC alegou que a VanEck não divulgou aos investidores que um influenciador de mídia social não identificado foi utilizado para promover o ETF BUZZ, lançado em 2021 na bolsa NYSE Arca. O objetivo do BUZZ é rastrear 75 títulos de grande capitalização com alto "sentimento positivo do investidor e percepção otimista", baseado em conteúdo extraído de mídias sociais, notícias e blogs. 

O órgão também descobriu que a VanEck propôs uma estrutura de taxas de licenciamento para o influenciador que aumentava à medida que o fundo crescia. Essa informação também não foi divulgada ao conselho do ETF antes da aprovação do lançamento do fundo e da taxa de administração. 

“No entanto, como conclui a ordem da SEC, a Van Eck Associates não divulgou o envolvimento planejado do influenciador e a estrutura de taxas de escala móvel ao conselho do ETF em conexão com a aprovação do lançamento do fundo e da taxa de administração”, disse a SEC em comunicado divulgado.  

Embora a SEC não tenha identificado o influenciador, pode ser que seja Dave Portnoy, presidente do blog de esportes e cultura pop Barstool Sports. Portnoy esteve envolvido na promoção do ETF BUZZ, mas a Barstool Sports não respondeu aos pedidos de comentário da Decrypt.