Inteligência Artificial

Elon Musk processa OpenAI e Sam Altman por desvio de princípios

Bilionário está preocupado com o desenvolvimento do GPT-4 e da AGI na OpenAI

1 MAR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h28
Foto: Patrick Pleul / Getty Images

O bilionário Elon Musk, proprietário da Tesla e SpaceX, entrou com uma ação judicial contra a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, alegando que a organização sem fins lucrativos se desviou de seus princípios fundadores. 

A ação, apresentada no Tribunal Superior de São Franscisco, questiona a colaboração da OpenAI com a Microsoft, que, segundo Musk, resultou em um afastamento da missão original da empresa de buscar uma inteligência artificial geral (AGI) de código aberto para o bem da humanidade. 

Musk argumenta que a OpenAI abandonou seu compromisso com o código aberto e que o lançamento do GPT-4 em março de 2023, um modelo fechado, demonstra essa mudança. Ele afirma que essa não confirma a missão original da empresa, além de beneficiar financeiramente a Microsoft.  

Essa ação e alega quebra de contrato, violação de dever fiduciário e práticas comerciais injustas. Musk pede que a OpenAI retome seus princípios de código aberto, além de solicitar uma liminar para impedir a exploração com fins lucrativos da tecnologia AGI. 

Musk foi membro original da diretoria da OpenAI até 2018. Ele afirma que o conflito gira em torno do desenvolvimento do GPT-4 e da próxima iteração da tecnologia AGI. O bilionário também expressa preocupação sobre como isso pode afetar a segurança pública.