Cibercrimes

Do Kwon, ex-CEO da Terraform Labs, sai da prisão, mas segue sob custódia em Montenegro

Criador da criptomoeda LUNA foi transferido para "centro de recepção" e interrogado por cinco horas

25 MAR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h32
Reprodução: Woohae Cho/Bloomberg

Do Kwon, o ex-CEO da Terraform Labs e criador da criptomoeda LUNA, foi liberto da prisão em Montenegro no último sábado (23) após cumprir pena por uso de passaporte falso. No entanto, ele não foi EUA ou Coreia do Sul, como era esperado, segundo o jornal local Vijesti.  

Em vez disso, foi transferido para um "centro de recepção" para estrangeiros, onde permanecerá sob vigilância enquanto a Justiça do país europeu decide sobre seu pedido de extradição.  Ele enfrenta acusações criminais de fraude nos EUA e na Coreia do Sul. Ambos os países solicitaram sua extradição, mas a decisão final ainda está pendente. 

Informações do Vijesti apontam que Do Kwon também foi interrogado durante cinco horas antes de ser transferido pelas autoridades montenegrinas. A defesa do ex-CEO da Terraform Labs disse que essa custódia é ilegal e entrará com um recurso.  

Na quinta-feira (21), a Procuradoria Suprema de Montenegro contestou a decisão do Tribunal Superior de extraditar Kwon para a Coreia do Sul. Isso aconteceu por "violações significativas das disposições do processo penal".