Inteligência Artificial

BBC recua e abandona uso de IA para marketing de "Doctor Who" após críticas

Coorporação havia feito testes com dois e-mails promocionais para série de ficção científica

26 MAR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h36
gregory stewart lXf1xS1bR2A unsplash - Gregory Stewart na Unsplash

A BBC abandonou seus planos de usar inteligência artificial generativa (IA) para criar materiais de marketing para a série de ficção científica "Doctor Who". A decisão foi tomada após a emissora receber "reclamações" de telespectadores que não aprovaram a iniciativa. 

A corporação havia realizado um "pequeno teste" no qual a IA generativa foi utilizada para redigir textos para dois e-mails promocionais de "Doctor Who" e notificações móveis. A emissora afirma que "seguiu todos os processos de conformidade editorial" e que o texto final foi "verificado e assinado por um membro da equipe de marketing antes de ser enviado". 

No entanto, a BBC reconhece que "recebeu reclamações" sobre o uso da IA e decidiu que "não tem planos de fazer isso novamente para promover Doctor Who". . A decisão marca uma reviravolta para a emissora, que no início deste mês havia anunciado com entusiasmo seus planos de usar IA para "acelerar a produção de ativos extras" e experimentar mais conteúdo. 

O uso da IA nas indústrias criativas é um tema que vem sendo discutido no setor. Recentemente, atores e escritores norte-americanos entraram em greve para exigir diretrizes claras sobre a utilização da tecnologia. Um acordo firmado com o Writers Guild of America (WGA) estabelece que a IA não pode ser usada para "escrever ou reescrever material literário" e que o material gerado por IA não pode ser considerado "material de origem".